Blog da Zefa

Tuesday, July 08, 2008

Cenas de Um Casamento - Ingmar Bergman




Peguei-me com os olhos arregalados em diversos momentos do filme. São realmente assustadoras as reações que o diretor conseguiu produzir em mim. Trata-se de uma mini-série em seis episódios, produzida para a TV Sueca em 1973. No total, são 5 horas de gravações. Não há trilha sonora. A maioria dos takes é longa e se passa dentro de um ambiente fechado (um quarto, um escritório, uma sala). A câmera, na maior parte do tempo, é estática, excetuando-se os closes fulminantes nos protagonistas, que parecerm levar o espectador para dentro da alma dos personagens. Não é, com certeza, um filme recomendado aos amantes das películas de ação e aventura. A densidade dos diálogos e a excelente atuação dos atores, no entanto, fizeram com que eu não conseguisse desgrudar a atenção da tela por um minuto sequer. É impressionante como a evolução do caráter dos protagonistas se revela. É impossível não se identificar com algum deles em determinados momentos do filme. É lamentável admitir que, como os personagens de "Cenas de um Casamento", sou mais um 'analfabeto emocional'. Ensinaram-me boas maneiras, idiomas, ciências humanas, biológicas e exatas; preparam-me para os mais difíceis desafios profissionais; alertaram-me sobre a importância da família, do trabalho, da estabilidade financeira; sei exatamente quais papéis devo exercer nas mais variadas situações cotidianas. Esqueceram-se, entretanto, de me ensinar como lidar com meus sentimentos. Assim, ao me deparar com o menor dos problemas emocionais, desabo. Acabo reprimindo-no e jogando-no para "debaixo do tapete" - título do terceiro episódio da série. Dessa forma, minha essência e alma permanecem sempre veladas, causando em mim desagradável e permanente sentimento de vazio e solidão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home